Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e Línguas Minorizadas

Data da Publicação: 11/05/2020

Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e Línguas Minorizadas


1ª CIRCULAR - SELIM Chamada para apresentação de propostas (Simpósios temáticos, minicursos, oficinas e workshops)

O Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (GPEL) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), convida a comunidade acadêmico-científica para a apresentação de propostas no I SELIM – Seminário de Estudos em Linguagens Indígenas e Línguas Minorizadas, a ser realizado nos dia 7, 8 e 9 de dezembro de 2020, no campus de Vilhena, RO.

Será dada prioridade a propostas que abordem um ou mais dos seguintes tópicos no que se refere às linguagens indígenas e às línguas minorizadas: 

O valor da diversidade linguística: interação de pesquisa, teoria e prática; monolinguismo, bilinguismo e multilinguismo. 

Educação e aprendizagem: melhores práticas, metodologias e estratégias; pragmática no ensino e aprendizagem de línguas; etnografias e narrativas do ensino e aprendizagem de línguas; etnoeducação; ensino a distância / cursos online; avaliação e apreciação.

Comunidades de fala, visão sociocultural e política: línguas como veículos para culturas; papel intelectual, cultural e político das linguagens indígenas e das línguas minorizadas; práticas socioculturais e conhecimento; dialetologia e padronização; sociolinguística de línguas indígenas e minorizadas; aspectos linguísticos e/ou textuais das línguas indígenas e minorizadas. 

Poder na língua / políticas linguísticas: revitalização linguística descolonizadora; atitudes e ideologias linguísticas; política e planejamento de idiomas de cima para baixo e de baixo para cima; línguas e economia política; regimes linguísticos e políticas de línguas; direitos linguísticos e culturais.

Prazo para o envio de propostas de simpósios temáticos, minicursos, oficinas e workshops: 12 de julho de 2020

Notificação de aceite: 24 de julho de 2020

Contato: selim@unir.br O formulário de inscrição e maiores informações estão disponíveis no site do evento: https://www.selim.unir.br/