Projeto de pesquisa realiza minicurso de documentário em parceria com a ganhadora do prêmio de cinema Lídio Sohn

Publicado em: 05/07/2019 15:37:56

Projeto de pesquisa realiza minicurso de documentário em parceria com a ganhadora do prêmio de cinema Lídio Sohn


O Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual coordenado pelo professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena, realiza na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 19h, um minicurso de documentário. A atividade, que ocorrerá no Auditório da Biblioteca, ministrado pela realizadora Raissa Dourado que atua nas áreas de cinema, gestão cultural e publicidade e propaganda. A participação é gratuita e aberta a todos.

O minicurso é uma atividade do projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”. Inicialmente, contará com a exibição do documentário “Vozes da memória” (2018), de Raissa. Em seguida, a realizadora discutirá, a partir dessa experiência, o processo de realização do audiovisual de não-ficção, compreendendo desde questões de pré-produção, como a elaboração do roteiro, a filmagem e a montagem do documentário.

“Vozes da memória” é um documentário que confronta o antigo e o novo para evidenciar a formação cultural da capital de Rondônia, Porto Velho, retratando o rio, a estrada de ferro, personagens – como artistas, indígenas, ribeirinhos e imigrantes, os ciclos econômicos, da borracha, do ouro e das hidrelétricas, costumes e a geografia afetiva da cidade, em uma composição de imagens de forma não ordenada que possa expressar a identidade submersa da cidade.

Para a realização desse documentário, Raissa ganhou em 2016 o prêmio de cinema Lídio Sohn, da Superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), do Governo do Estado de Rondônia, voltado para a produção de curtas-metragens que abordassem o tema da memória e cultura rondoniense.

 

Trailer do documentário "Vozes da memória":

https://www.youtube.com/watch?v=xxOtUj_XA6c

Fonte: DEJOR/UNIR