Professor da UNIR lança livro sobre tecnologias digitais aplicadas à educação

Publicado em: 07/08/2019 11:18:42

Professor da UNIR lança livro sobre tecnologias digitais aplicadas à educação


O professor doutor Julio Robson Azevedo Gambarra, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Vilhena, fará o lançamento do livro de sua autoria: TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO. O PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, na quarta-feira, 07 de agosto, às 19 horas, no Auditório da Biblioteca da UNIR no Campus de Vilhena, evento para o qual toda a comunidade acadêmica local e sociedade em geral estão convidadas.

O educador Julio Gambarra é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de concentração em ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos. Mestre em Educação na área de concentração em interdisciplinaridade, formação e políticas públicas em educação. Professor e pesquisador da UNIR/Campus de Vilhena, desde 2009, onde ingressou por meio de concurso público. Atua nas áreas de Educação Matemática, Fundamentos da Educação, Currículo e Políticas Públicas de Educação. Também é coordenador do Laboratório Multimídia de Ensino e Educação Matemática (LabMEEM) e ministra aulas nas disciplinas Tecnologias Aplicadas a Educação e Fundamentos e Prática do Ensino de Matemática I e II.

Tem trabalhos acadêmicos apresentados e publicados em universidades no Brasil e na Europa. Foi conselheiro eleito representante docente nos Conselhos Superiores da Universidade, onde foi relator de importantes matérias de interesse da educação superior. Atuou como docente em cursos superiores na cidade de São Paulo durante vários anos, onde foi professor e gestor de universidade privada e participou da implantação de diversos programas de informática aplicada a educação nas redes pública e privada.

O livro aborda a utilização de tecnologias digitais em processos de ensino, apresenta, de forma prática, o procedimento metodológico de elaboração do Plano Diretor de Informática Educacional (PDIE) e o processo de implementação e, por isso, poderá ser utilizado como referência por professores e alunos de cursos superiores de graduação, bacharelado, licenciatura e tecnologia, bem como em cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização e em programas stricto sensu (mestrado e doutorado), que abordam o assunto Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em processos de ensino, pois, segundo o autor, atualmente muitos cursos do Brasil fazem esta abordagem..

O trabalho analisa como vem ocorrendo a utilização da TDIC em ambientes de aprendizagem, embasada no PDIE, nas Instituições de Ensino Superior (IES). O pressuposto é que os avanços da tecnologia digital estão gerando novos espaços de conhecimento, o que exige das instituições educacionais um grande esforço para introduzir novas formas de ensino, mais atrativas e condizentes com o aluno de hoje. Focaliza a TDIC em ambientes de aprendizagem, analisando o contexto em que ela é utilizada, a da Era da Informação, globalização, escola e tecnologia de informação.  

Fonte: UNIR