O campus de Vilhena


O campus de Vilhena

 

Adotando uma política de interiorização e de regionalização de suas atividades acadêmicas durante o quadriênio 1986-1989, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) atendeu às necessidades emergenciais da comunidade rondoniense e ao Art. 60, parágrafo único, do ato das disposições transitóriasa Constituição Federal de 1988, que determinava às universidades públicas descentralização de suas atividades. 

 

Assim, o Campus de Vilhena iniciou suas atividades em 1988, como parte desse programa de interiorização. Em 14 de julho daquele ano, é assinado o convênio de cooperação entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Vilhena para a instalação de cursos superiores no município. À Prefeitura Municipal, caberia dotar o campus de toda a infraestrutura necessária, além de disponibilizar o quantitativo necessário de servidores. À UNIR, caberia a coordenação didático-pedagógica, e a ambas, a administração compartilhada do campus. Por meio desse acordo, é implantado no primeiro semestre de 1988 o curso de Graduação em Ciências Contábeia e, no ano seguinte, o de Letras. E, três anos após o início das atividades no Campus, em 12 de Novembro de 1991, através do Consun- Conselho Superior Universitário, foi oficialmente instituido pela Resolução N° 061, Artigo 1° como "Campus de Vilhena", usufruindo assim, da sua autonomia administrativa e acadêmica.  

 

Atualmente, o Campus oferece cinco cursos – Letras, Pedagogia, Administração, Jornalismo e Ciências Contábeis – e atende a uma comunidade de cerca de 650 alunos da graduação, além de desenvolver relevantes trabalhos de extensão e pesquisa. O Campus conta ainda com um quadro de 61 professores efetivos, 03 professores substitutos, 24 técnicos administrativos em educação e 03 estagiárias. 

 

No que diz respeito à infraestrutura, a Universidade dispõe, em Vilhena, de um espaço físico que ultrapassa os 6.000m² de área construída e que compreende salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa, biblioteca, cantina e instalações para unidades de apoio acadêmico-administrativas e outras. 

 

Vilhena está localizada no Sul do Estado de Rondônia e é conhecida como Cidade Clima e Portal da Amazônia. Com uma população de 93.745 habitantes, segundo o IBGE, dados de 2016.